Panela de mão
o handpan brasileiro
Pedagógico
Possibilidades didáticas para o ensino da panela de mão
Pré-panela e panelinhas
Pré-panela é a forma que denominamos a adaptação da panela de mão para outros objetos
(panelas de cozinha, saladeiras, bandejas de aço) com o objetivo de se aproximar
da sonoridade da panela de mão e estudar seus fundamentos rítmicos.
Essa ideia foi desenvolvida junto com a professora Maria Teresa Madeira durante a disciplina
“PROM (Processos de Musicalização) - Introdução aos ritmos brasileiros com a panela de mão”
no segundo semestre do ano de 2021 para estudantes da graduação da UNIRIO.
Pesquisa dos/as alunos/as para construção de suas pré-panelas
(A utilização das fotos e vídeos dos alunos/as foi autorizada pelos mesmos/as)
Panelinhas é a forma afetiva que chamamos as pré-panelas utilizadas em oficinas
para que crianças e o público em geral vivencie uma prática
que aproxime a todos da panela de mão.
Técnica básica
O instrumento é tocado com os dedos da mão. Ainda que seja possível tocar com todos, o indicador e o polegar são os mais utilizados e raramente se utiliza o dedo mínimo. A técnica básica para começar a tirar som do instrumento é bem simples, basta golpear sua superfície com a ponta do dedo, mais especificamente com a parte que se encontra entre a cabeça da falange medial e a base da falange distal.
Para a nota ressoar é importante cuidar do rebote, ou seja, o dedo deve sair da superfície logo após encostar no instrumento. Caso contrário, se o dedo permanecer encostado após o toque, o som ficará “seco”, será interrompido e a nota soará por muito pouco tempo. Uma imagem interessante para visualizar essa técnica básica e, consequentemente, conseguir tirar um bom som é pensar que se está quicando uma mini bola de basquete muito quente pela ponta do dedo.
Outro aspecto importante com relação à técnica básica que afetará diretamente a manutenção do instrumento é a importância da leveza no toque. A medida da força ao golpear o instrumento com o dedo é fundamental para não distorcer a nota. Além do som sair desafinado, quanto mais forte for tocado, mais rápido o metal será danificado e surgirá a necessidade de uma nova afinação. Afinar o instrumento por conta própria é praticamente impossível. É necessário consultar os fabricantes, pois o processo de manipulação do metal é altamente complexo.
O som de cada toque no handpan é ouvido a partir da soma de três notas: a fundamental e mais dois harmônicos. A nota fundamental é a nota principal, que soa mais. Os harmônicos são as notas seguintes da série harmônica: a oitava e a quinta composta (a quinta acima da oitava). É possível isolar os harmônicos utilizando uma técnica específica encostando levemente um dedo (semelhante à técnica utilizada no violão) num ângulo de noventa graus a partir do outro dedo que fará o toque. Se encostar na longitudinal e tocar na transversal da elipse, o harmônico que soará será o da oitava. O inverso fará soar o harmônico da quinta composta.
Gêneros brasileiros
Ciranda | Marcha | Coco | Jongo
estrutura básica do ritmo | adaptação de levadas
melodia e harmonia | projeto artístico relacionado | referências
Nas vídeo-aulas e nas partituras, utilizaremos o método de educação musical O Passo
Para conhecer o método, acesse o site do Instituto d'O Passo
Ciranda
Estrutura básica do ritmo:
Agudo
Grave
Adaptação de levadas
ensinadas por Emerson Santana e adaptadas por Felipe Reznik
Ciranda Praieira (litoral)
Ciranda Rural (zona da mata)
para conhecer mais sobre a ciranda com o percussionista Emerson Santana, acesse aqui
Melodia e harmonia
Projeto artístico relacionado ao ritmo
Referências
Playlist de ciranda no Youtube
(criada por Felipe Reznik com o auxílio de Emerson Santana)
Marcha
Estrutura básica do ritmo:
Agudo
Grave
Adaptação de levadas
Surdo
Caixa
Melodia e harmonia
Projeto artístico relacionado ao ritmo
Referências
(criada a partir das aulas da professora Maria Teresa Madeira
para a disciplina PROM Panela de mão e os ritmos brasileiros 2021/2)
Coco
Estrutura básica do ritmo:
Agudo
Grave
Adaptação de levadas (sotaques)
Amaro Branco
Arcoverde
Xambá
Melodia e harmonia
Projeto artístico relacionado ao ritmo
Referências
(criada por Felipe Reznik com o auxílio de Emerson Santana)
Jongo
Estrutura básica do ritmo:
Agudo
Grave
Melodia e harmonia
Projeto artístico relacionado ao ritmo
Referências
Melodia e harmonia
Organização tradicional das notas e escalas
As notas e escalas de cada instrumento variam de acordo com a fabricação mas, na maior parte dos casos, a organização segue a lógica “zig-zag”. O ding (representado na figura pelo número 0), bem ao centro, costuma ser a nota mais grave. A segunda mais grave (número 1) costuma ser encontrada embaixo à direita, normalmente mais perto do corpo de quem está tocando. Outra possibilidade comum é essa nota estar centralizada bem abaixo do ding. A nota seguinte (número 2) fica logo à esquerda e alinhada com a anterior. Seguindo essa lógica, a escala sobe em movimento alternado da direita para a esquerda. É possível supor que a ideia básica dessa organização tem origem nas técnicas para instrumentos percussivos, onde há quase sempre a alternância das mãos com o objetivo de facilitar a performance.
Panela de mão de Felipe Reznik
Obs: o handpan é um instrumento transpositor, ou seja, onde está escrito o ré da 3a oitava considere ler na partitura o ré da 2a oitava do piano, o ré abaixo da primeira linha.
Projeto artístico relacionado ao estudo de melodia e harmonia
peça composta em 2020 por Carlos Chaves para cavaco solo
e adaptada em 2021 junto com Felipe Reznik para panela de mão